sábado, 22 de janeiro de 2011

Adaptação à escola: desafio de pais e professores

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O início da vida escolar de uma criança é sempre motivo de preocupação para os pais, sejam eles de primeira viagem ou não. Afinal, é a primeira vez em que seu filho ficará sozinho em um lugar totalmente desconhecido e com pessoas estranhas. Nos primeiros dias de aula, o aluno pode chorar, ficar ansioso, agressivo, com raiva, eufórico, ou se isolar do grupo. Por este motivo, os colégios traçam planos com o intuito de tornar a nova situação agradável para a criança e promover sua adaptação ao ambiente.

A psicóloga do Instituto Educacional Casa Escola, Edite Araújo, explica que o início da vida escolar significa também a inserção dos pequenos no mundo social, assim como, para muitos deles, é o primeiro momento em que ficarão longe dos pais. Para que o aluno consiga se acostumar a estas mudanças, a psicóloga afirma que a instituição de ensino precisa trabalhar juntamente com o responsável, “é preciso transmitir segurança ao filho, conversar e garantir que irá embora, mas que voltará para buscá-lo. Sair escondido faz com que a criança se sinta abandonada”, pondera.

Porém, para que os pais realizem essa tarefa, eles precisam confiar na escola. É nesse momento que entra a interação entre colégio e responsáveis e para isso acontecer de forma tranqüila, a Casa Escola desenvolve antes do início das aulas uma entrevista pessoal e uma reunião geral com os pais. No encontro individual, são passadas as principais informações sobre a criança, como suas preferências e sensibilidades. A reunião de pais, por sua vez, é o momento em que eles conhecerão toda a equipe da escola, assim como poderão compartilhar experiências entre si.

No início das aulas, a psicóloga recomenda que o responsável permaneça por um tempo na escola durante a primeira semana. Ela enfatiza que o tempo pode variar de acordo com a criança: “a adaptação varia de aluno para aluno”, explica. Edite alerta, no entanto, que o choro é normal e os pais precisam suportar escutá-lo, para que os professores possam interferir e criar um vínculo de confiança com o aluno.

A professora dos estudantes mais novos da instituição de ensino, Ana Cristina Barbosa, afirma que é necessário proporcionar um ambiente agradável aos pequenos e, dessa forma, criar uma relação saudável com eles. “Promovemos aulas de arte, atividades extra classe e brincadeiras, tudo em grupos, para que os alunos comecem a interagir entre si”, explica Ana Cristina, que também considera importante a presença dos pais no início das aulas. “As crianças são uma caixinha de surpresas. Umas choram no começo do ano letivo, enquanto outras estranham o ambiente depois de um mês. Os pais, nesse momento, são essenciais para que nós, professores, possamos nos aproximar dos alunos e conquistar nosso espaço em suas vidas”, completa a educadora.

fonte:Tribuna do norte

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