terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Atentado em aeroporto de Moscou deixa 35 mortos


Moscou, 24 (AE) - Um homem-bomba carregando uma mala provocou uma explosão no terminal de desembarques internacionais do mais movimentado aeroporto de Moscou ontem, matando pelo menos 35 pessoas e ferindo quase 170, disseram funcionários do Ministério de Emergências da Rússia. A explosão aconteceu no meio da tarde e, segundo informações iniciais, foi um atentado terrorista, disse o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev. O mandatário russo adiou sua partida para o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça) por causa do atentado. Pelo menos 56 ambulâncias foram enviadas para o terminal, que ficou cheio de fumaça. Os voos internacionais foram desviados para dois outros aeroportos que atendem a capital russa.

ivan swkretarev/ap/aePoliciais retiram feridos de dentro do maior terminal aéreo da capital russa, atingido pelo ataquePoliciais retiram feridos de dentro do maior terminal aéreo da capital russa, atingido pelo ataque
A porta-voz do Aeroporto de Domodedovo, Yelena Galanova, disse que 35 pessoas foram mortas. O ministério de Emergências da Rússia confirmou mais tarde o número. Pelo menos dois cidadãos britânicos estão entre os mortos; um francês e um italiano estão entre os feridos.

“Foi um ataque terrorista, pelas informações preliminares que nós temos” disse Medvedev. Ele ordenou às autoridades que aumentassem a segurança nos outros dois aeroportos moscovitas, bem como no sistema de metrô da capital, que já foi alvo no passado de atentados. Medvedev disse que a explosão mostrou que as normas de segurança foram rompidas. “Literalmente, a explosão abalou tudo”, disse Mark Green, um passageiro da British Airways que havia acabado de desembarcar no aeroporto e escutou uma enorme explosão enquanto deixava o terminal. Vídeos amadores postados no Youtube mostravam corpos e bagagens no chão, enquanto socorristas retiravam feridos que gritavam.

O porta-voz do Comitê de Investigações da Rússia, Vladimir Markin, disse que a polícia está fazendo todos os esforços para identificar o agressor. A agência de notícias Interfax disse que a cabeça do suposto homem-bomba foi encontrada. A cabeça tem o aspecto de ter sido de um homem de aparência árabe, com idade entre 30 e 35 anos. Três suspeitos, filmados por uma câmera de vídeo antes da explosão, estão sendo caçados pela polícia. Ninguém assumiu até o momento a autoria pelo atentado, que ocorreu às 16h32 pelo horário local. Terroristas da Chechênia, contudo, costumam desfechar atentados deste tipo contra Moscou.

Construído em 1964, o Aeroporto de Domodedovo está localizado a 42 quilômetros de Moscou e é o maior dos três que atendem a capital russa. No ano passado, 22 milhões de passageiros usaram o aeroporto. De uma maneira geral, Domodedovo é considerado o aeroporto mais moderno que serve a capital russa, mas seus procedimentos de segurança já foram colocados antes em dúvida.

Em 2004, duas mulheres-bomba suicidas conseguiram embarcar em aviões de companhias aéreas russas, após terem comprado bilhetes falsificados de passagens. Elas se explodiram durante os voos, matando todas as 90 pessoas que estavam a bordo dos aviões, um da Volga Avia-Express e outro da Siberia Airlines (S7). Atualmente, 77 empresas aéreas oferecem voos a partir de Domodedovo, servindo 214 rotas internacionais e nacionais, segundo site do aeroporto.

Falsa bomba é encontrada em terminal de MG

Belo Horizonte, 24 (AE) - Um simulacro de bomba provocou pânico no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, ontem (23) à noite. O objeto foi deixado dentro de uma bolsa em um dos banheiros próximo à área de desembarque doméstico do terminal, mas peritos constataram que não havia explosivos no artefato.

Segundo o tenente Francis Albert, do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar mineira, a bolsa foi encontrada por funcionários que faziam a limpeza no local. O objeto chamou atenção porque era semelhante a uma bomba a emitia luzes.

O esquadrão antibombas chegou ao local por volta das 22h30 e isolou a área. Passageiros perceberam a movimentação da polícia e teve início uma correria no saguão do aeroporto. Porém, de acordo com o tenente, ao analisar o objeto os policiais perceberam que era um utensílio usado na fabricação de bombas, mas sem a carga explosiva.

O material foi encaminhado para a Polícia Civil, que iniciou investigação para tentar descobrir quem deixou o artefato no banheiro. Os voos não foram afetados e o local foi liberado cerca de duas horas depois.

Antes da sala de embarque, não há nenhum tipo de dispositivo de segurança para acesso ao aeroporto, que tem o saguão totalmente aberto e não possui nem mesmo portões. No fim de 2008, um vidro foi encontrado em um dos banheiros do terminal com um coração e pedaços de rins e de um fígado. Uma perícia feita no material constatou que os órgãos não eram humanos. 
fonte:tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário